Histórico

A Biblioteca Pública Municipal Luiz de Vasconcellos foi criada através do Decreto Municipal nº 151, de 05 de novembro de 1968, pelo prefeito da época Sr. Otair Becker.
Foi registrada no I.N.L. (Instituto Nacional de Livros) sob o nº 12.149 em 15 de agosto de 1974 e está registrada no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas sob o nº 1588.
Atualmente é um órgão incorporado a Fundação Cultural de São Bento do Sul.
Foi inaugurada em 23 de setembro de 1971.
O nome Luiz de Vasconcellos é proveniente de um munícipe, nascido no Ceará em 1874, que fixou-se na cidade em 1897 atuando como negociante, hoteleiro e tabelião. Munícipe atuante no sistema administrativo municipal, onde se elegeu prefeito da cidade. Por várias vezes foi deputado estadual pelas regiões de São Bento, Rio Negrinho e Campo Alegre, e também foi responsável pela fundação de um jornal denominado O Catarinense. Faleceu em 1944, no Rio de Janeiro, e dada sua participação na cidade como prefeito e representante da região como deputado em várias estâncias ligadas a obras no município, utilizou-se seu nome como forma de homenagem.
Seu acervo é bastante diversificado e a biblioteca atende desde crianças, até idosos e deficientes visuais para os quais dispõe de uma sala especial de acessibilidade assim como também uma sala com acervo direcionado para o público infanto-juvenil.
Constantemente o acervo da biblioteca é ampliado com a aquisição de novos livros como também com doações de leitores.
A biblioteca possui atualmente em seu acervo aproximadamente 30000 exemplares.
Em janeiro de 2011, a biblioteca passou a realizar empréstimos informatizados aos seus leitores. A média mensal de empréstimos aos leitores é de aproximadamente 1435 livros, muito acima da média nacional, que é de 349 livros por mês, conforme dados divulgados pelo Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais em meados de 2010.